aviso para curtir

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Para esquentar - Evocação nº 2

Almir Rouche - Evocação 2

Montagem do Galo


Ultimos retoques no Galo gigante.

TOCAM OS TAMBORES PARA ABERTURA DO CARNAVAL MULTICULTURAL


TOCAM OS TAMBORES PARA ABERTURA DO CARNAVAL MULTICULTURAL

No Bairro do Recife, uma grande cerimônia religiosa marcada para esta sexta-feira, às 18h abre oficialmente o Carnaval Multicultural do Recife 2009. Mais uma vez, quem comanda a festa é o batuqueiro Nana Vasconcelos à frente de 14 nações de maracatus e com um total de 600 batuqueiros. Este ano, o percussionista vai contar com as presenças especiais de Caetano Veloso e do jovem pianista Vitor Araújo. A solenidade conta com a presença do prefeito do Recife João da Costa que entrega a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.

A noite começa com a concentração dos maracatus na Rua da Moeda, que saem em cortejo, exibindo os toques das alfaias pelas ruas, anunciando que chegou a hora de exaltar a Momo. Na celebração, Naná homenageia o povo nagô e suas tradições através de duas personalidades, Dona Santa, conhecida como a eterna rainha dos maracatus e Mãe Menininha do Gantois, ialorixá mais importante do Brasil. Para abrilhantar ainda mais e abrir passagem para a folia , o Rei e a Rainha do Carnaval, estarão, também, presentes na festa, seguindo uma clarinada composta por 20 clarins, além do Bloco Batutas de São José.

O momento da apoteose acontece às 19h, quando as nações se juntam para acompanhar o cortejo. Logo depois, Naná chega ao palco e recepciona os artistas convidados. O primeiro a se apresentar é o grupo Voznagô, seguido do pianista Vitor Araújo e do cantor Caetano Veloso, um dos ícones do movimento tropicalista, mostrando que é responsável por uma cisão no frevo, ao compor, em 1969, a canção Atrás do trio elétrico. Amo o repertório de ritmos que se cristalizaram no Brasil desde a vinda de escravos africanos, comenta Caetano. O Coral Edgard Moraes e maestro Marco Cézar finaliza o primeiro momento da programação.

Unindo o erudito e o popular, o maestro Forró comanda, às 21h, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, levantando a platéia com a releitura de clássicos como “Vassourinhas, Cabelo de Fogo e Elefante, na voz de Claudionor Germano e Miucha. Quem fecha a abertura é a Nave do Frevo, com Ortinho e as participações especiais de Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Fred 04, Fábio Trummer, China, Mônica Feijó, Junio Barreto e Isaar.
fonte:PCR

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009