aviso para curtir

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estão tocando Frevo. Será que está mudando alguma coisa?


A  1 ano atrás, passando por um ponto da cidade do Recife, onde existem  muitos comércios e venda de cd piratas em carrocinhas. Fiquei muito triste, pois estávamos a uma semana do carnaval, e as carrocinhas só tocavam os famosos "bregas" e tecnos(das novinhas) e muito axé, pois bem, nada contra os ritmos. É que nosso frevo não tocava e nem se pensava em tocar no período que é característico dele, embora eu acho que o frevo deve tocar o ano todo, como qualquer outro tipo de música. E por mais que fosse ilegal a venda de cd pirata, acredito que seja  um termômetro de popularidade da música. Se está tocando, é porque está na boca do povo, então é sucesso, essa é a minha opinião.
Enfim, hoje 1 ano depois, passando pelo mesmo local, me surpreendi com as mesmas carrocinhas tocando ao som bem alto, o frevo “Madeira que Cupim não Rói” do eterno Capiba, na interpretação de Claudionor Germano.
Será que está mudando alguma coisa?
E a imperadora  música brega ou o tecno-brega kd eles?
Ou é apenas uma marolinha...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

09/02 Dia do Frevo - 105 anos de Frevo



A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas.
Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.


A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.


A cidade está comemorando em ritmo de frevo com diversas programações espalhadas pela cidade, inclusive no Patio de São Pedro com os Blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina.
E você já pegou sua sombrinha para Fervar?