aviso para curtir

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Brega ou Tecnobrega?


Existe um mercado para a musica de boa qualidade sim em Recife, mas existe um problema que não sei até quando vai existir, só sei que a grande mídia de Recife e em todo Pernambuco, opta para um tipo de ritmo em que uma grande parte da população aceita com mais facilidade, digamos que é o “Brega”, que na verdade não considero e nem se deveria considerar “ Brega” por que ainda sim, até mesmo o Brega que é aquele brega romântico da época dos nossos pais provido de uma boa letra musical é muito superior ao que hoje chamam de Brega supostamente. E na realidade este termo pejorativo não deveria nem existir para a musica de boa qualidade, existem músicas e músicas, umas românticas e outras mais românticas e outras menos românticas aquelas mais criticas com o social e outras dançantes, umas mais clássicas, outras mais populares e digamos que até regionais, como é o nosso caso.
Mas o que domina no momento é mesmo o tecnobrega, o brega calipso, aquele vindo do Pará, a origem mesmo é de lá, graças a Deus não criamos o Tecnobrega, embora está estourado aqui em Recife. Não teria nada contra o ritmo, mas quando paramos para ouvir o que esta se cantando é de causar indignação. Letras que denigrem a imagem da mulher e apologia a traição e outras coisas mais que nessas musicas parecem ser tão normais, as pessoas as vezes cantam que nem percebem.
Engraçado de tudo isso é como as bandas e os cantores conseguem se profissionalizar como músicos tão rapidamente, ganham muito dinheiro e a abertura instantânea da grande mídia. Já os músicos e cantores de fato, aqueles que vivem para musica e amam a musica naturalmente e fazem um excelente trabalho musical e estão aí até hoje na batalha para ter um espaço para mostrar seu trabalho, aqueles dos barzinhos da vida, das praças de alimentação dos shopping´s e dos eventos e festas de aniversario e casamento e etc. Esses que realmente cantam e tocam música, para eles não existe espaço. Por que será?
Eu vejo que para entender o motivo desse sucesso do tecnobrega vindo do Pará e estourado aqui em Recife e nada contra o povo Paraense, é que a grande massa que é a população das classe baixa e a classe media baixa, é a falta de intelectual dessas pessoas, e o sentimento descompromissado com a dignidade pois elas não estão preocupadas com o que estão cantando, com o que vai sair de suas bocas e sim estão querendo se divertir e dançar aquele ritmo do momento, mesmo que este esteja xingando ou denegrindo a imagem e a moral de sua mãe ou sua própria mulher e até mesmo o ser humano num todo.
Lembrando, que não tenho nada contra com as pessoas que fazem esse ritmo e as letras do mesmo, o que estou querendo expor é minha indignação pela inversão dos valores que são letrados nessas musicas e a injustiça com os músicos que de fato estão aí há mais tempo batalhando para vive de musica e não são reconhecidos.

O mundo do tecnobrega pode ser contemplado em vários sites como estes aqui:
http://www.bregapop.com/historia/index_hermano.asp
http://remixtures.com/2007/04/tecnobrega-o-poder-do-som-das-ruas/
http://www.overmundo.com.br/overblog/viva-o-tecnobrega

15 comentários:

  1. Eu concordo plenamente com o texto abordado. Realmente o povo pernambucano está sofrendo uma lavagem cerebral de "Desordem e Regresso". É uma pena. Tanta música boa pra se prestigiar, cultura sem-par... Quero ver até quando isso vai durar. Saudades do Luiz Gonzaga, do Chico Science... Salve Recife!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo...odeio Brega de qualquer qualidade ou falta de qualidade!!!

    Bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Brega é lixo! Salvem a boa música!

    ResponderExcluir
  4. realmente o brega nao tem tanta qualidade ao qual queremos ter mas tambem nao podemos denigrir a imagem daqueles que fazem o brega com amor e com vontade de tornar esse ritmo aceitavel concordo com relação as citações no texto como: denigrir a imagem da mulherapologia a traição eu tambem nao sou de acordo a esse tipo de musica mas e um trabalho ao qual devemos respeitar gosto e como cabeça cada um tem a sua!!! blz salve a todos os ritmos de Pernambuco

    ResponderExcluir
  5. vc vao tumaor nu cú por que brega é massa!

    ResponderExcluir
  6. vcs nao gostao de brega entao vao se fuder bandos de frangos e raparigas

    ResponderExcluir
  7. AMO OS BREGA DO RECIFE ELES FALAM A REALIDADE DE UMA VIDA DE SOFRIMENTO SO QUEM NAO É PERMANBUCANO NAO GOSTA SO LAMENTO NAS SABEM O QUE ESTAO PERDENDO

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Há de se parabenizar a criatividade que o brega possui. Às vezes as letras não abordam questões relevantes, mas qual questão relevante pode haver por exemplo nas músicas de Jorge Ben Jor? W-brasil? alguém pode me explicar isso? Pergunte a qualquer mente-fechada MPBista e ele vai dizer: é massa! Eu reprovo brega, funk, pagode, música erudita, MPB, swingueira ou qualquer outro ritimo que incite a violência e a sexualidade, esse é o comentário menos hipócrita a se fazer.

    ResponderExcluir
  10. e brega e o meu estilo favorito e quem nao gosta vao se fuder e pra quem gosta continua a curti.comcordo com o aldayr

    ResponderExcluir
  11. SUANE
    MORO EM ITALIA MAS SOU DE RECIFE COM ORGULHO BREGA E PRA SER FUDER DE MASSA ..........
    QUE TIRA ONDA E BREGA.
    BREGA SEM RECIFE NAO E NADA

    ResponderExcluir
  12. Pow meuu entendo q o brega é por muitos, considerado musica de baixa qualidade, porem, se tiveres um pouco de paciencia verás q existe sim, determinadas musicas com esta tão falada qualidade, exemplos claros são bandas pernambucanas com vicio louco, swing do amor, q apesar de terem em seu repetorio musicas q possuem sim um teor baixo, tem musicas de boa qualidade musicas romanticas em geral q falam de amor, de paixão, felicidade etc...
    agora se for pra ser extremo, como o colega disse la em cima existe musicas consideradas da "elite" como o MPB, q nao conseguimos nem entender o objetivo de sua letra jorge bem...porr vamo ver o outro lado pra depois criticar né
    abção..

    ResponderExcluir
  13. bem eu adoro brega e sei muito bem oq digo. coitadas dessas pessoas que nâo gosta entâo elas nâo sebem oq é o amor......

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá.
    Primeiro - O músico que é músico ele tem que tocar de tudo. Quanto mais ele toca mais ele vai ganhar. Como não é vc que paga as contas dos músicos eles devem tocar brega, arrocha, forró,... ou quem pague mais pelo seu serviço.
    Segundo - Os músicos de barzinho também tocam brega, mas deve-se analisar o perfil de cada um e se ele não chega na mídia é pq ele só deve tocar músicas repetidas, ou seja, não tem músicas de sua própria autoria. isso não quer dizer que o brega não tenha músicas repetidas, pelo contrário, todas as músicas são repetidas, mas os arranjos são diferentes. mostrando assim a qualidade dos músicos que tocam brega.
    Ainda prefiro escutar brega, arrocha, forró, melody,... que são músicas da região que ouvir Lulu Santos que vem ao aqui em nossa região e afirma que o país não vai pra frente por causa do Nordeste. Pelo menos os grupos de brega, arrocha, forró, melody,... não falam mal da gente.
    Essa está sendo a primeira vez que posto alguma coisa em um forum.
    Sempre respeitei as pessoas que escutam Lulu Santos, Cazuza, Legião Urbana... os músicos deles são excelentes tb.
    Ouço brega, arrocha, forró, melody(tecnobrega),... As pessoas q mais curtem são as pessoas do subúrbio mesmo e daí?
    Sabem como curtir. Gostam de dançar, gostam de contato. Dançar um brega, um arrocha é uma viagem, é muito bom. Qual mulher não gosta de dançar?
    Respeito sua opinião. Vc pode ouvir o q quiser, mas não cuspa onde vc come. Dê mais valor as coisas da sua terra. lá fora vc pode não ter esse valor todo.
    Sem mais!

    ResponderExcluir
  15. Sou do pará eu vou explicar uma coisa para vocês que odeiam o Tecnobrega existi 2 tipos a Tremidinha e o Tecnobrega a Tremidinha tem letras que faz lembra o funk como o autor falou "denigrem a imagem da mulher e apologia a traição" mais o Tecnobrega e romantico vou bota um link de um
    Tecnobrega: http://www.youtube.com/watch?v=VFhaaHPDm9Y
    -
    Tremidinha : http://www.youtube.com/watch?v=0CwASl3-4Gk
    -
    Ou seja todos os 2 são Tecnobrega as batidas são as mesma só que tem essa diferencia e mais a Tremidinha só presta numa festa de aparelhagem então vocês que falam tão mal vão para uma festa pra ver como funciona a tremidinha

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario