aviso para curtir

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Silvério Pessoa


O DVD Cabeça Elétrica Coração Acústico foi lançado em abril deste ano, porém, o público pernambucano só terá a chance de conferir a performance de Silvério Pessoa, tal qual consta na gravação, neste sábado (1/12/2007), às 21h, no Teatro Santa Isabel. Uma palhinha do que será apresentado, no entanto, só para os internautas.

A festa marcou o retorno de Silvério ao lar, que após turnê no Japão , lança no Recife seu primeiro DVD, de títuto homônimo ao disco que lhe rendeu o prêmio TIM de melhor cantor na categoria regional. Um disco, que segundo o artista, é sua autobiografia sonora.

"Cabeça Elétrica Coração Acústico conta a história de um rapaz que veio da Zona da Mata e descobriu a cultura metropolitana.

Meu trabalho é esta síntese da música tradicional sendo feita na capital, essa combinação de movimentos de idas e vindas, que é exatamente o caminho que eu fiz", revela Silvério, que é natural de Carpina.
O cenário do show foi o mesmo do dia da gravação, o Teatro Santa Isabel volta a receber impecável estrutura e recursos, a exemplo da luz e projeções especiais. Silvério estava acompanhado por Renato Bandeira (viola de 10, guitarra), com quem dividiu a coordenação musical do espetáculo, André Julião (acordeon, escaleta e trompete), Israel Silva (baixo), Wilson Farias (percussão) e Augusto Silva (bateria). Assim como no DVD, o show teve a participação especial da Trombonada, grupo fundado justamente para a gravação daquele espetáculo.
No repertório, Silvério mostra um trabalho fincado nas suas raízes, mas atingindo horizontes distantes. "Passei muito tempo na França na época da composição do disco, então tem músicas em que se percebem problemas sociais dos imigrantes, algo que também vivenciei quando saí de Carpina e vim para o Recife", conta o artista. Por outro lado, em Nas terras da gente, música em que o público já vem cantando junto nos shows (e disponível para download ao lado), Silvério compôs "visitando o panorama, a arquitetura e colcha de retalhos que é a etnia do povo recifense".

Após apresentação no Recife, Silvério faz shows no Rio de Janeiro, e depois retorna à capital pernambucana para os festejos natalinos. No ano de 2008, volta a ganhar o mundo com sua música universal seguindo em novas turnês na Europa. O estúdio, Silvério encara no segundo semestre do ano que vem, mas lançando somente em 2009.




Um pouco mais da Historia do Siverio:


Silvério Pessoa nasceu em Carpina, região da Zona da Mata de Pernambuco. Filho de Ivete Leal Pessoa, professora de acordeon e Severino Marques Pessoa, motorista de caminhão. Passou a infância em contato com as manifestações culturais da região. - boi, histórias, novenas, maracatu nação e rural, ciranda, reisado, procissões e novenas, que aconteciam no terreiro da casa da Vovó Alaíde, em Açudinhos. Levou a riqueza nordestina para seu trabalho artístico.

Foi professor da rede estadual e até hoje tem trabalhos voltados para o meios educacional e social. Faz parte do IPEPE-PE - Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita de Pernambuco.


Seu primeiro grupo se chamava Elfos, formado em 1982. Em 1993 surgiu o Cascabulho, com a idéia primeira de homenagear Jackson do Pandeiro. O grupo lançou um CD, Fome dá Dor de Cabeça, com canções próprias, compostas por Silvério. Em 2000 deixou o grupo para iniciar uma carreira solo. Em fevereiro de 2001 lançou o primeiro CD, Bate o Mancá, que traz canções de Jacinto Silva e alguns parceiros. A supervisão do disco ficou a cargo de Lula Queiroga, outro que lançava o primeiro CD solo no mesmo período.


No ano de 2002 começou muito bom para a carreira de Silvério. O CD foi lançado, com um ano de atraso, no sudeste, uma viagem para o exterior está programada e a finalização do segundo CD, Micróbio do Frevo. Só com frevos gravador por Jackson nos anos 50 e 60

Silverio é artista da terra e é Musica de qualidade que Pernambuco tem!
Site do Cantor:
http://www.silveriopessoa.com.br/

Um comentário:

  1. quero saber tudo porque estou fazendo uma gincana e vc foii escolhidoo pela minha turma e eu vai ser na escola marechal mascarenhas de morais dia 16 de outubro de 2009 espero que se ver este comentario ve se da uma pasadinha por lá e procura adrielle sthephani e não adrielly carla sou muito sua fã ve se mim ajuda ta bjss

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario