aviso para curtir

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Naná Vasconcelos

Naná comanda o primeiro ensaio de maracatus, O ensaio reuniu cerca de 60 batuqueiros.
O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, já recuperado dos problemas de saúde que enfrentou no final do ano passado, comandou na última sexta (04), às 19h, o primeiro dos ensaios de grupos de maracatu para o Carnaval Multicultural do Recife 2008, demonstrando a mesma vitalidade de sempre. O ensaio reuniu, na rua Vigário Tenório, Bairro do Recife, aproximadamente 60 batuqueiros dos maracatus Axé da Lua, Cambinda Estrela e Almirante do Forte, sob a batuta do músico que lidera o encontro de nações há sete anos.
Evitando comentar sobre a doença, Naná afirmou apenas que o incidente já é página virada e que vai seguir sua carreira normalmente, ainda mais renovado. “Passei por um momento de dificuldades, mas me reciclei. Sou um novo Nana”, disse.


O músico enfatizou a diversidade do encontro de batuqueiros. “Conseguimos mostrar um Carnaval que muita gente não conhecia, que é a folia feita nas comunidades carentes, e levamos o ritmo a todas as camadas, tanto de pessoas pobres quanto as de classe média”, afirmou Naná. Esses ensaios são preparatórios para o grande encontro de maracatus, que reunirá aproximadamente 300 batuqueiros de 14 nações na abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero, na sexta-feira (1º de fevereiro) que antecede o sábado de Zé Pereira.


Muita gente acompanhou o ensaio, movimentando o Recife Antigo.

André Nascimento, do Bairro da Torre, estava de passagem e aproveitou para curtir o som das alfaias. “É muito emocionante ouvir esse ritmo tocado por tantos batuqueiros. O chão chega a tremer, literalmente”, comentou Nascimento. Os ensaios acontecerão todas as sextas-feiras de janeiro, às 19h, no Bairro do Recife.
Naná Vasconcelos é um artisita da terra é de Pernambuco!
Biografia do percusionista Naná, vc encontra no Site oficiaL

Um comentário:

  1. DURANTE CINCO ANOS DA MINHA VIDA EU MOREI EM SÍTIO NOVO, BAIRRO ONDE NASCEU O NANÁ VASCONCELOS. HOJE EM DIA LECIONO NUMA ESCOLA EM PEIXINHOS, QUE FAZ DIVISA COM SÍTIO NOVO. LEMBROME-ME BEM DAS RODAS DE CIRANDA LÁ DE SALGADINHO QUE ACONTECIAM EM FRENTE AO BAR DO AZULÃO. NANÁ É FRUTO DESSA PERIFERIA QUE FERVILHA DE CULTURA,TÁ NÓ SANGUE. ANTIGAMENTE USAVA-SE (DE FORMA PEJORATIVA) O TERMO FOLCLORE.HOJE EM DIA ESSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS JÁ SÃO VISTAS COMO MÚSICA DE BOA QUALIDADE. A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario