aviso para curtir

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DISCOS PERNAMBUCANOS RAROS - 1ª PARTE

Por: Ed Cavalcante
Eu escolhi o lendário disco do Ave Sangria para encabeçar essa lista, porque essa obra é um marco da música pop pernambucana. Lançado em 1975, depois da banda ter mudado de nome - antes se chamava "Tamarineira Vilage" - esse álbum rompeu as barreiras da música misturando baião, frevo, xote, com rock. Esse disco foi relançado (ainda em LP) no final da década de de 80, é artigo raríssimo!
Falar do mestre Nelson Ferreira é muito fácil, ele era genial! Nesse disco, lançado ainda pela lendária fábrica de discos Rozenblit, foram reunidos 22 frevos em comemoração do cinqüentenário desse rítmo. O álbum foi reeditado até a década de 80 e já está disponível em cd.


Esse disco é raríssimo, existem poucas unidades nas mãos de colecionadores e donos de sebos especializados. Encontrei esse num sebo de calçada aqui do Recife, na Dantas Barreto, me custou R$ 1,00. O álbum reúne 14 frevos de rua do mestre Levino Ferreira. Os arranjos ficaram a cargo de um trio que dispensa comentários: José Menezes, Duda e Edson Rodrigues (meu professor no Conservatório Pernambucno de Música). Foi lançado em 1981 pela Rozenblit.


O mais raro dentre os raros, esse seria o adjetivo correto para esse disco pouquíssimo conhecido pela mídia. Trata-se do "Paeribu", um disco experimental que reuniu nada mais, nada menos que, Zé Ramalho e Lula Côrtes. O disco foi gravado em 1975 na Rozenblit e teve tiragem de apenas 300 unidades. O mais inacreditável é que essa obra é conhecida na Europa e pode ser relançada por um selo alemão especializado em música experimental.



"Quem for ao Recife não deve deixar de procurar o Beco do Barato, um barzinho muito gostoso, com música ao vivo, que vende discos importados e fitas cassetes". Essa nota foi publicada na edição brasileira da revista Rolling Stone, em 15 de agosto de 1972. A foto acima é do cd (acompanhado de um livreto com a história do Beco) lançado com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que reúne os principais "barateiros" do Beco. Ele contém onze faixas com destaque para a versão de "Dois Navegantes" do Ave Sangria. O Beco do Barato foi o espaço underground recifense mais badalado da década de 70. O cd pode ser encontrado na Livraria Cultura.
















13 comentários:

  1. O mais inacreditável é que essa obra é conhecida na Europa e pode ser relançada por um selo alemão especializado em música experimental.
    Nós não valorizamos o que é nosso de fato. Nosso maior mau.
    Ed parabéns por esse resgate, menino que LP caro, ta mais caro que na Cultura.

    Mandou ver aqui no post.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. posso ajudar sim, no meu blog tem um link para baixar um plano de curso de como passar filosofia na sala de aula, mas uma dica que vc pode ver são os filmes da Disney.
    Tipo: procurando nemo, a bela e a fera, dá para se pensar em muitas coisas.

    vou pensar em algo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. novidades no blog cassia eller e doutrina espirita....
    atualizei hj antes do alomoço!!!!

    ResponderExcluir
  6. paulo

    aprende-se muito no seu blogue sobre música brasileira. parabéns por isso e pela dedicação, amor, que coloca nessas publicações.

    cumps

    alma

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por visitar meu blog,volte sempre q puder!

    Obrigado pela dica!

    coloquei vc em meus amigos dpois passa la.

    T+

    http://aquitemtudoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. acertou na mosca. fiz o paralelo da minha história (verdadeira) com a música do genial Renato. gratíssimo pela visita.

    SINOPSE INACABADA

    IDÉIA NOVA

    ResponderExcluir
  11. Olá Ed Cavalcante, obrigado pela visita ao meu blog, venho aqui para esclarecer dua dúvida a respeito da diminuição do espaço da lixeira no computador.

    Bom, é bem simples, todo computador precisa de um HD para armazenar informações que são os programas, arquivos, pastas enfim. Irei explicar um exemplo, caso você tenha um HD ai no seu computador de 40 GB. O windows tem uma lixeira que armazena tudo que você exclui do computador, logo se você não exclui muitos arquivos, a sua lixeira sempre estará ocupando um grande espaço do seu HD que são os 10% por padrão, então se você não precisa de 10% para a lixeira é necessário diminuir esse espaço para que o resto do HD tenha mais espaço disponível.
    Entendido?
    Se quiser volte ao site para mais esclarecimentos.

    Obrigado pela visita.
    www.computerdicas.blogspot.com
    Webmaster e Tecnólogo Diego Alves

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Interessante ler algo que foi sucesso ai em sua cidade. O Brasil é tão grande que em cada região há um tipo de música. Os discos apresentados nunca nem ouvi falar.
    Essa diversidade cultural é muito legal!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario