aviso para curtir

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DISCOS PERNAMBUCANOS RAROS - 1ª PARTE

Por: Ed Cavalcante
Eu escolhi o lendário disco do Ave Sangria para encabeçar essa lista, porque essa obra é um marco da música pop pernambucana. Lançado em 1975, depois da banda ter mudado de nome - antes se chamava "Tamarineira Vilage" - esse álbum rompeu as barreiras da música misturando baião, frevo, xote, com rock. Esse disco foi relançado (ainda em LP) no final da década de de 80, é artigo raríssimo!
Falar do mestre Nelson Ferreira é muito fácil, ele era genial! Nesse disco, lançado ainda pela lendária fábrica de discos Rozenblit, foram reunidos 22 frevos em comemoração do cinqüentenário desse rítmo. O álbum foi reeditado até a década de 80 e já está disponível em cd.


Esse disco é raríssimo, existem poucas unidades nas mãos de colecionadores e donos de sebos especializados. Encontrei esse num sebo de calçada aqui do Recife, na Dantas Barreto, me custou R$ 1,00. O álbum reúne 14 frevos de rua do mestre Levino Ferreira. Os arranjos ficaram a cargo de um trio que dispensa comentários: José Menezes, Duda e Edson Rodrigues (meu professor no Conservatório Pernambucno de Música). Foi lançado em 1981 pela Rozenblit.


O mais raro dentre os raros, esse seria o adjetivo correto para esse disco pouquíssimo conhecido pela mídia. Trata-se do "Paeribu", um disco experimental que reuniu nada mais, nada menos que, Zé Ramalho e Lula Côrtes. O disco foi gravado em 1975 na Rozenblit e teve tiragem de apenas 300 unidades. O mais inacreditável é que essa obra é conhecida na Europa e pode ser relançada por um selo alemão especializado em música experimental.



"Quem for ao Recife não deve deixar de procurar o Beco do Barato, um barzinho muito gostoso, com música ao vivo, que vende discos importados e fitas cassetes". Essa nota foi publicada na edição brasileira da revista Rolling Stone, em 15 de agosto de 1972. A foto acima é do cd (acompanhado de um livreto com a história do Beco) lançado com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que reúne os principais "barateiros" do Beco. Ele contém onze faixas com destaque para a versão de "Dois Navegantes" do Ave Sangria. O Beco do Barato foi o espaço underground recifense mais badalado da década de 70. O cd pode ser encontrado na Livraria Cultura.
















segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Antônio de Nobrega


Antônio Nóbrega, nascido no Recife, Pernambucano, em 1952, violinista desde criança no final dos anos 60 participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife quando convidado por Ariano Suassuna passou a integrar, como instrumentista e compositor o Quinteto Armorial - o mais importante grupo a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares.
A partir de 76 começa a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas, dança e música, apresentado a partir de então os espetáculos “A Bandeira do Divino”, “A Arte da Cantoria”, “Maracatu Misterioso”, “Mateus Presepeiro”, “O Reino do Meio Dia”, “Figural”, “Brincante”, “Segundas Histórias” e “Na Pancada do Ganzá” com grande sucesso no Brasil e exterior, com prêmios como “Shell”, “APCA” e “Mambembe”.
Em 1997, lança o espetáculo, acompanhado do CD homônimo, “Madeira Que Cupim Não Rói” viajando pelas capitais brasileiras.Em 98 lança o espetáculo “Pernambuco falando para o Mundo” novamente acompanhado de CD.
No ano de 1999, participa do Festival D’Avignon (França) com o espetáculo “Pernambouc” preparado especialmente para o público francês.
Em 2000, estréia em Lisboa “o Marco do Meio Dia”, espetáculo produzido sob os auspícios da primeira Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil, com o qual se apresentou em Paris, Hannover e em várias cidades brasileiras.
O ano de 2002 é marcado pela estréia do espetáculo “Lunário Perpétuo” e pelo lançamento do CD homônimo. Juntamente com Rosane Almeida idealizou e dirige o espaço cultural Teatro e Escola Brincante, em São Paulo.
Antônio Nóbrega é um artista de qualidade, é artista da terra é de Pernambuco.

http://www.antonionobrega.com.br


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Fotos do Carnaval 2008 de Recife

Alceu Valença na terça feira no Palco do Marco Zero
Venessa da Mata na terça feira tbm.


Lenine caindo na folia

Almir Rouche no bloco dos irresponsaveis

Paralamas do Sucesso no palco do Marco Zero junto com Nação Zumbi

Lenine e Milton Nascimento

Palco do Marco Zero


Marco zero - Lia de Itamaracá, Marisa Monte, Naná Vasconcelos e Elza Soares

Marisa Monte na abertura do carnaval

Naná e Marisa

Antônio de Nobrega

Elba, Sabado no palco do Marco Zero


Bloco lirico "Eu quero mais"

Bloco da Saudade

Bloco das Flores

Ruas do Recife Antigo tomada pelos foliões

Palco do Marco zero


Virgens de Olinda



Galo da Madrugada




O melhor carnaval de todos os tempo da cidade de Recife, as fotos falam mais do que as palavras...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008





Uma operação especial foi montada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo que desfilará pelas ruas do Recife amanhã sábado (2). O itinerário de 167 linhas que circulam nas imediações da folia foi alterado e 118 linhas terão reforço de mais 225 ônibus. O trânsito no Centro foi modificado já a partir desta quarta-feira (30), quando a Ponte Duarte Coelho, principal corredor de ônibus da capital, foi interditada, a partir das 22h, para a montagem do Galo Gigante.
Serão fechadas ainda a Avenida Guararapes, a Rua do Sol (no trecho entre a Conde da Boa Vista e a Siqueira Campos) e a Dantas Barreto (entre a Rua Nova e a Siqueira Campos, na pista Oeste). A Ponte Duarte Coelho só será liberada, juntamente com a Avenida Guararapes, na manhã do dia 7 de fevereiro. Os desvios de trânsito serão pela Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República e Rua do Imperador. O condutor que desejar acessar a Rua do Sol e a Rua Floriano Peixoto deverá seguir pelo Cais Dr. José Mariano e Ponte da Boa Vista.
Com o fechamento da ponte, os ônibus não entrarão na Avenida Guararapes. Os coletivos seguirão já do Cais de Santa Rita em direção a Martins de Barros, pegando a Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira e Gervásio Pires, até chegar à Avenida Conde da Boa Vista. De acordo com a EMTU, cerca de 900 mil pessoas serão impactadas com as alterações. Já os ônibus que passam pela Conde da Boa Vista, em direção a ponte Duarte Coelho, dobrarão à esquerda na Rua da Aurora, depois novamente à esquerda na Rua do Riachuelo, continuarão à esquerda na Rua do Hospício e à direita pegando novamente a Conde da Boa Vista.

Pronto, tudo ok, tudo certo, galo montado, esquema de estrutura tbm pronto, policiamento nas ruas, esquema médico com ambulâncias e médicos, postos de atendimento, vamos a folia, vamos brincar do carnaval.

Abertura oficial no bairro do Recife antigo, no Palco do Marco zero, Naná Vasconcelos com 500 batuqueiro do maracatú, com a participalção especialissima e pela 1 vez no carnaval de Recife, Marisa Monte, a partir das 19:00