aviso para curtir

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Rosana Simpson


A voz e o violão da música recifense Rosana Simpson imprimiu sua marca criando e cantando jingles e também participando de festivais na cidade.
Antes do movimento Manguebeat e da cena Pop do Recife, despontarem no início dos anos 90, alguns músicos locais já se destacavam no cenário cultural da cidade. O espaço era restrito aos gêneros tradicionais da região como o Frevo, mas ainda assim jovens compositores participavam de festivais garantindo boas colocações em concursos de canções e outros eventos similares. É o caso de Rosana Simpson, que cresceu ouvindo MPB. Vindo de uma família de músicos, logo cedo aprendeu a tocar violão, instrumento que acompanharia na sua estréia artística na noite recifense. Rosana tocava clássicos da MPB em casas conhecidas pelo público recifense como a Over Point, entre outras. E por sua atuação ela chegou a ser destacada pela imprensa local, como a melhor cantora da noite, no final dos anos 80. Isso foi apenas o começo. Rosana entrou no mercado da música publicitária na mesma época e conseguiu imprimir sua marca pessoal, a sua voz, nas principais propagandas da cidade. Os chamados jingles foram na verdade, a catapulta para a visibilidade da cantora no meio artístico local, como produtora musical, além de constar nos eventos musicais mais concorridos da cidade, interpretando canções populares e românticas. Rosana também compunha suas próprias músicas.
No início dos anos 90 gravou o seu primeiro Cd autoral, intitulado “Tela de Cinema” e uma das músicas foi escolhida para fazer parte da campanha do Unicef International na África, em Angola - Luanda, onde esteve durante um mês divulgando sua música "Criança abandonada" em prol da criança africana.
Com um currículo versátil, Rosana Simpson abriu shows para artistas de renome nacional como Guilherme Arantes, Luis Melodia, Lulu Santos e fez backing vocal para personalidades locais como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Nando Cordel, entre outros.
Participou de grandes projetos como: Seis e meia, Asas da América, Frevança, Recifrevoé, Abril pra Música, MPB Petrobrás, Mais MPB, Festival de Inverno de Garanhuns, entre outros.
No final dos anos 90, criou o projeto “Quarteto Novo ao Vivo”, convidando três cantoras para participarem do grupo, que tinha como objetivo musical, a releitura de canções da MPB. Com o Quarteto Novo, Rosana Simpson chegou a abrir o espetáculo do pianista Arthur Moreira Lima no Recife, além de protagonizar shows populares com um repertório romântico e pop.
Em 2003 idealizou e criou o projeto “Encontro dos Músicos” um projeto inovador e abrangente que deu origem a vários outros projetos, como o exemplo da “Noite dos Músicos”, um palco aberto para novos talentos e do “Movimento dos Músicos de Pernambuco”, este último tem como objetivo principal questionar os problemas e reivindicar as soluções para o segmento musical junto a OMB-PE, Sindicato dos músicos profissionais de Pernambuco, MINC e entidades de classe, promovendo grandes debates. Entre as suas várias empreitadas, destaca-se a gravação do Cd Sucessos de Barzinho Volume 2, cujo repertório baseado nos clássicos cantados na noite Brasil afora, foi escolhido pela própria cantora que tem intimidade de sobra com o assunto. O Cd Sucessos de Barzinho Volume 2, obteve grande aceitação no mercado nacional e internacional.
Em 2005, classificou-se com uma música que faz parte do Cd do 15º Festival MPB SESC – PB. Atualmente, se dedica à gravação e produção do seu mais novo Cd autoral intitulado “Só", no estilo pop romântico, que é a sua marca registrada.


http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?idp=775297

http://www.kwanza.com.br/site/servicos/rosanaSimpson.php

http://rosanasimpson.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Oi,Paulo!!!

    De cara... temos duas coisas em comum: somos Librianos...hehehe e temos Blog's... que preservam a cultura de Pernambuco.

    Vamos manter essa ponte e procurar manter viva a verdadeira essência da Boa Música aquí produzida.

    Obrigada pelo seu carinho e atenção!!!

    Vamos interagir!!! Valeuuuu!!!

    Beijuzzz...

    Muita luz!!!

    Kwanza Produções
    http://www.kwanza.com.br/site/servicos/rosanaSimpson.php

    ROSANA SIMPSON - NOTÍCIAS E SHOWS DA TERRA!!!
    http://rosanasimpson.blogspot.com/‏

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario