aviso para curtir

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Nando Cordel



Nando Cordel, dono de um grande sorriso e simpatia é talento reconhecido em todo Brasil. E fora também. Suas músicas são conhecidas inclusive na Europa, onde já realizou shows na Itália, Alemanha e na França.

A carreira de Nando Cordel é feita de muitos sucessos. Suas composições falam ao coração, tocam na emoção, respingam na paixão.

Nando Cordel passeia seus versos em diversos estilos musicais. É xote, é forró, é frevo, é salsa, é reggae, é canção é de Pernambuco.

Dominguinhos foi seu primeiro parceiro. "Gostoso Demais", "Faz de Mim" e "Isso Aqui Tá Bom Demais" são alguns sucessos nacionais desta dupla nordestina. público não parou mais de cantar Nando Cordel daí em diante.

Elba Ramalho saculejou o país com "Jogo de Cintura", "Doida" e "Tem que Ter Molejo".

Fez os amantes embalarem suas juras de amor em "Vem Ficar Comigo", "Vê Estrelas" e a antológica interpretação para "De Volta pro meu Aconchego", a primeira música composta por Nando e Dominguinhos.

Chico Buarque, Maria Bethânia, Emílio Santiago, Zizi Possi, Netinho, Leandro e Leonardo, Fafá de Belém, Amelhinha e Fábio Júnior, ou seja, o primeiro time da Música Popular Brasileira canta as músicas de Nando Cordel.

Outro sucesso que estourou foi "Hoje é Dia de Folia" com Xuxa. Lá fora, Xuxa também fez sucesso com outra música de Nando: "Brasil Argentina".

Raimundo Fagner gravou Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Martinho da Vila e até o rei do Baião, Luiz Gonzaga, cantaram os versos desse pernambucano de Ipojuca e criado nos arredores de Ponte dos Carvalhos, no município de Santo Agostinho. e sucesso em sucesso.

Nando chegou às novelas globais. Em "Roque Santeiro" estourou duas de uma só vez. Depois vieram "Tieta", "Pedra sobre Pedra", "Sexo dos Anjos", o tema de abertura de "Tropicaliente" com Elba Ramalho e "A Indomada".
(Fonte: homepage do Nando cordeL)

Hoje 28/09/2007, Sucesso Pleno, o cantor lança seu DVD aqui em Recife na Sala de Reboco e é um dos maiores cantores e compositor que Recife tem e por que não dizer do BrasiL.
Nando Cordel é nosso é da nossa Terrá, é Musica de qualidade que Recife tem.
Mais informações no site do cantor:
http://www.nandocordel.com.br

Este Video foi copiado do Youtube e é de um show particular que o Nando Fez:

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Rosana Simpson


A voz e o violão da música recifense Rosana Simpson imprimiu sua marca criando e cantando jingles e também participando de festivais na cidade.
Antes do movimento Manguebeat e da cena Pop do Recife, despontarem no início dos anos 90, alguns músicos locais já se destacavam no cenário cultural da cidade. O espaço era restrito aos gêneros tradicionais da região como o Frevo, mas ainda assim jovens compositores participavam de festivais garantindo boas colocações em concursos de canções e outros eventos similares. É o caso de Rosana Simpson, que cresceu ouvindo MPB. Vindo de uma família de músicos, logo cedo aprendeu a tocar violão, instrumento que acompanharia na sua estréia artística na noite recifense. Rosana tocava clássicos da MPB em casas conhecidas pelo público recifense como a Over Point, entre outras. E por sua atuação ela chegou a ser destacada pela imprensa local, como a melhor cantora da noite, no final dos anos 80. Isso foi apenas o começo. Rosana entrou no mercado da música publicitária na mesma época e conseguiu imprimir sua marca pessoal, a sua voz, nas principais propagandas da cidade. Os chamados jingles foram na verdade, a catapulta para a visibilidade da cantora no meio artístico local, como produtora musical, além de constar nos eventos musicais mais concorridos da cidade, interpretando canções populares e românticas. Rosana também compunha suas próprias músicas.
No início dos anos 90 gravou o seu primeiro Cd autoral, intitulado “Tela de Cinema” e uma das músicas foi escolhida para fazer parte da campanha do Unicef International na África, em Angola - Luanda, onde esteve durante um mês divulgando sua música "Criança abandonada" em prol da criança africana.
Com um currículo versátil, Rosana Simpson abriu shows para artistas de renome nacional como Guilherme Arantes, Luis Melodia, Lulu Santos e fez backing vocal para personalidades locais como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Nando Cordel, entre outros.
Participou de grandes projetos como: Seis e meia, Asas da América, Frevança, Recifrevoé, Abril pra Música, MPB Petrobrás, Mais MPB, Festival de Inverno de Garanhuns, entre outros.
No final dos anos 90, criou o projeto “Quarteto Novo ao Vivo”, convidando três cantoras para participarem do grupo, que tinha como objetivo musical, a releitura de canções da MPB. Com o Quarteto Novo, Rosana Simpson chegou a abrir o espetáculo do pianista Arthur Moreira Lima no Recife, além de protagonizar shows populares com um repertório romântico e pop.
Em 2003 idealizou e criou o projeto “Encontro dos Músicos” um projeto inovador e abrangente que deu origem a vários outros projetos, como o exemplo da “Noite dos Músicos”, um palco aberto para novos talentos e do “Movimento dos Músicos de Pernambuco”, este último tem como objetivo principal questionar os problemas e reivindicar as soluções para o segmento musical junto a OMB-PE, Sindicato dos músicos profissionais de Pernambuco, MINC e entidades de classe, promovendo grandes debates. Entre as suas várias empreitadas, destaca-se a gravação do Cd Sucessos de Barzinho Volume 2, cujo repertório baseado nos clássicos cantados na noite Brasil afora, foi escolhido pela própria cantora que tem intimidade de sobra com o assunto. O Cd Sucessos de Barzinho Volume 2, obteve grande aceitação no mercado nacional e internacional.
Em 2005, classificou-se com uma música que faz parte do Cd do 15º Festival MPB SESC – PB. Atualmente, se dedica à gravação e produção do seu mais novo Cd autoral intitulado “Só", no estilo pop romântico, que é a sua marca registrada.


http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?idp=775297

http://www.kwanza.com.br/site/servicos/rosanaSimpson.php

http://rosanasimpson.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Isabela Moraes




IsabelaMoraes


cantora, compositora, nasceu em 1980 em Caruaru-PE. sua primeira referência artística foi poesia, vindo depois com 12 anos começar a compor, primeiramente sem harmonias definidas, surgindo depois letras com melodias já prontas. Sempre compôs levada pela intuição e sensibilidade musical. subiu no palco pela primeira vez em Belém do Pará numa maratona colegial onde interpretou uma de suas composições.

Identificando-se muito com a mpb, começou a cantar nas noites de caruaru acompanhada por violão, daí um passo fundamental para sua carreira; um trabalho que a levou para o Emirados Árabes (Cidade: Ajman) no Oriente Médio, onde se apresentou por três meses (acompanhada por Harpa, Violão e Percussão). Esta experiência acrescentou à sua cultura musical mais experiência artística, o que a fez crescer profissionalmente.
Com um repertório mistificado cantava músicas latino americanas, mambos, cumbias e, é claro, a nossa música popular brasileira.

Voltando ao Brasil, decidiu gravar seu primeiro CD, onde reuniu 10 músicas inéditas de sua autoria, mostrando toda sua sensibilidade musical. A aceitação desse primeiro trabalho, foi imediata, a música de Isabela começou a tocar nas rádios de Recife.

Já abriu os show´s de Isabella Taviani, Ângela Ro Ro e vários projetos nos Sesc Casa Amarela e Santo Amaro.
Fonte: http://www.podfestival.com/isabelamoraes/

Brega ou Tecnobrega?


Existe um mercado para a musica de boa qualidade sim em Recife, mas existe um problema que não sei até quando vai existir, só sei que a grande mídia de Recife e em todo Pernambuco, opta para um tipo de ritmo em que uma grande parte da população aceita com mais facilidade, digamos que é o “Brega”, que na verdade não considero e nem se deveria considerar “ Brega” por que ainda sim, até mesmo o Brega que é aquele brega romântico da época dos nossos pais provido de uma boa letra musical é muito superior ao que hoje chamam de Brega supostamente. E na realidade este termo pejorativo não deveria nem existir para a musica de boa qualidade, existem músicas e músicas, umas românticas e outras mais românticas e outras menos românticas aquelas mais criticas com o social e outras dançantes, umas mais clássicas, outras mais populares e digamos que até regionais, como é o nosso caso.
Mas o que domina no momento é mesmo o tecnobrega, o brega calipso, aquele vindo do Pará, a origem mesmo é de lá, graças a Deus não criamos o Tecnobrega, embora está estourado aqui em Recife. Não teria nada contra o ritmo, mas quando paramos para ouvir o que esta se cantando é de causar indignação. Letras que denigrem a imagem da mulher e apologia a traição e outras coisas mais que nessas musicas parecem ser tão normais, as pessoas as vezes cantam que nem percebem.
Engraçado de tudo isso é como as bandas e os cantores conseguem se profissionalizar como músicos tão rapidamente, ganham muito dinheiro e a abertura instantânea da grande mídia. Já os músicos e cantores de fato, aqueles que vivem para musica e amam a musica naturalmente e fazem um excelente trabalho musical e estão aí até hoje na batalha para ter um espaço para mostrar seu trabalho, aqueles dos barzinhos da vida, das praças de alimentação dos shopping´s e dos eventos e festas de aniversario e casamento e etc. Esses que realmente cantam e tocam música, para eles não existe espaço. Por que será?
Eu vejo que para entender o motivo desse sucesso do tecnobrega vindo do Pará e estourado aqui em Recife e nada contra o povo Paraense, é que a grande massa que é a população das classe baixa e a classe media baixa, é a falta de intelectual dessas pessoas, e o sentimento descompromissado com a dignidade pois elas não estão preocupadas com o que estão cantando, com o que vai sair de suas bocas e sim estão querendo se divertir e dançar aquele ritmo do momento, mesmo que este esteja xingando ou denegrindo a imagem e a moral de sua mãe ou sua própria mulher e até mesmo o ser humano num todo.
Lembrando, que não tenho nada contra com as pessoas que fazem esse ritmo e as letras do mesmo, o que estou querendo expor é minha indignação pela inversão dos valores que são letrados nessas musicas e a injustiça com os músicos que de fato estão aí há mais tempo batalhando para vive de musica e não são reconhecidos.

O mundo do tecnobrega pode ser contemplado em vários sites como estes aqui:
http://www.bregapop.com/historia/index_hermano.asp
http://remixtures.com/2007/04/tecnobrega-o-poder-do-som-das-ruas/
http://www.overmundo.com.br/overblog/viva-o-tecnobrega

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Alceu VaLença





Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estréia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.
Nasceu no interior de
Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. É considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada na nordestinidade.
Um de seus maiores sucessos como La Belle de Jour, que retrata uma das nossas belezas, a praia de Boa Viagem que é sucesso até hoje e ainda toca nas rádios e muito tocada por vários artistas e principalmente pelo Carnaval.


By: http://vagalume.uol.com.br/alceu-valenca/la-belle-de-jour.html


Alceu Valença - La Belle de Jour

lembro da moça bonita Da praia de Boa Viagem
A moça no meio da tarde De um domingo azul Azul, era Belle de Jour
Era a bela da tarde Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour La Belle de Jour
Era a moça mais linda de toda a cidade
E foi justamente pra ela
Que eu escrevi o meu primeiro blues
Mas Belle de Jour, no azul viajava
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour

Site do cantor: http://www.alceuvalenca.com/
http://www2.uol.com.br/alceuvalenca/


Videos no Youtube
http://br.youtube.com/results?search_query=alceu+valen%C3%A7a&search=Pesquisar

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Lenine



Outra canção que já é Hino do nosso Estado, composta pelo Lenine e regravada por outro cantores e pelo proprio Lenine, como também, Elba Ramalho, Marron Brasileiro, Almir Rouche e outros, a canção retrata cada cantinho e particularidado do nosso estado.


Leão do Norte


Composição: Lenine e Paulo César Pinheiro


Sou o coração do folclore nordestinoEu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá


Sou o boneco do Mestre Vitalino Dançando uma ciranda em Itamaracá


Eu sou um verso de Carlos Pena Filho Num frevo de CapibaAo som da orquestra armorial


Sou Capibaribe Num livro de João Cabral


Sou mamulengo de São Bento do Una Vindo no baque solto de Maracatu


Eu sou um alto de Ariano Suassuna No meio da Feira de Caruaru


Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta Levando a flor da lira Pra nova Jerusalém


Sou Luis Gonzaga E eu sou mangue também


Eu sou mameluco, sou de Casa Forte Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte


Sou Macambira de Joaquim Cardoso Banda de Pifo no meio do Canavial


Na noite dos tambores silenciosos


Sou a calunga revelando o Carnaval


Sou a folia que desce lá de Olinda O homem da meia-noite puxando esse cordão


Sou jangadeiro na festa de Jaboatão


Eu sou mameluco...


by : http://vagalume.uol.com.br/lenine/leao-do-norte.html



terça-feira, 18 de setembro de 2007

ReginaLdo Rossi


Linda composição do Reginaldo Rossi, que retrata muito bem nossa cidade, Essa musica foi usada também em uma propaganda da Rede Globo onde mostra os artista e cada pedacinho do Recife, com o fundo musical da mesma. A canção também é explorada na abertura dos show que acontecem no Chevrolet Hall em recife, antes de cada show começar é apresentado no telão o comercial da Globo com a musica, as pessoas que estão lá esperando os show´s acontecer no chevrolet vão ao delirio e cantam em alto tom e com muito orgulho.

Na realidade acho que podiamos ter um segundo Hino representando Pernambuco e nossa Cidade.


Recife Minha Cidade/ by Reginaldo Rossi


Hei! Vem cá que eu quero te mostrar
Hei! A minha cidade, o meu lugar
Hei! Recife tem um coração
Hei! Tem muito calor, muita emoção
O povo daqui gosta de cantar
Tem religião, gosta de rezar
Tem cristianismo, tem candomblé
Tem muita cachaça e muita mulher
Tem Luiz Gonzaga, Rei do Baião
Tem Alceu Valença, anunciação
E em Olinda o carnaval
É o melhor do mundo
É sensacional
Recife tem encantos mil
É... É um pedacinho do Brasil
É um paraíso tropical
Tem... Tem um acervo cultural
Ela é a Veneza desse Brasil
É intercortada por muitos rios
A capital do meu Pernambuco
Capitania que deu mais lucro
Ela é a cidade que viu surgir
Três grandes heróis da nossa nação
O negrão Henrique e o branco Negreiros
O índio Felipe e o Camarão
De Porto Alegre até Boa Vista
De Porto Velho até Natal
Em diagonal até Fortaleza
O Brasil, eu sei, tem muita beleza
Mas sou de Recife e devo cantar
A minha cidade, o meu lugar
Você não entende se não quiser
Tem muita cachaça e muita mulher




Fotos da Cidade do Recife : http://www.fotolog.com/paulloroberto